Programação contempla avanços científicos sobre biodiversidade, preservação e inovações biotecnológicas

O INCT Leveduras reunirá em Belo Horizonte, no próximo mês de maio, pesquisadores de vários estados do Brasil para compartilhar os últimos avanços científicos sobre biodiversidade, preservação e inovações biotecnológicas relacionados ao universo das leveduras. O Encontro Nacional sobre Leveduras (ENLEVE) está marcado para os dias 26 e 27 de maio e terá a participação de um dos maiores especialistas do mundo, o biólogo e doutor em microbiologia Marc-Andre Lachance, professor da University of Western Ontario, Canadá.
A programação do ENLEVE inclui palestras, mesas redondas, oficinas e degustação de pães e cervejas científicas produzidas com leveduras da biodiversidade brasileira que vem sendo testadas também para aplicação na indústria farmacêutica, de cosmético, combustíveis, entre outras. Haverá, ainda, apresentação e premiação de pôsters com trabalhos de estudantes das principais universidades brasileiras.
A programação completa já está disponível AQUI.
O link para as inscrições será divulgado em breve. E as informações estão sendo compartilhadas pelo perfil do INCT Leveduras no Instagram: @inctleveduras. Acompanhe o perfil para mais novidades e envie para quem não pode ficar de fora!
LEVEDURAS
As leveduras são fungos, geralmente, de uma célula só. Podem ser encontradas no solo, na água, em animais e plantas podres, e até no corpo humano. Como estrutura simples, elas têm uma alta capacidade de se multiplicar com rapidez. Elas também conseguem transformar facilmente açúcar em álcool. Assim, elas podem ser usadas na fabricação de bebidas como a cerveja e, também, de combustíveis menos nocivos para o meio ambiente, como o etanol. Por sua alta concentração de nutrientes valiosos para a saúde das pessoas, como as proteínas, as leveduras são consideras um superalimento. Esses microrganismos existirem em grande variedade na natureza, mas ainda são pouco conhecidas e pouco exploradas pelo ser humano.
INCT LEVEDURAS
Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o INCT Leveduras inclui pesquisadores de mais de dez regiões do Brasil e tem como principal objetivo gerar conhecimento sobre as leveduras da biodiversidade brasileira e, a partir do estudo desses microrganismos, promover inovações biotecnológicas consideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Criado em 2008, INCT é um dos mais importantes programas de fomento a projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos do país, mantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Dayse Lacerda
Jornalista de Ciência e consultora de Comunicação do INCT Leveduras. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq – https://www.linkedin.com/in/dayse-lacerda-40b60131/